O projeto
O local
Os procedimentos
A duração
Os custos
Os parceiros
Iinformações

O PROJETO

O "Canteiro da Educação" é um projeto do "amo CURITIBA ações voluntárias" e uma oportunidade para o trabalhador da construção civil participar de aulas de alfabetização. Se o trabalhador já é alfabetizado, é uma possibilidade para ser orientado adequadamente para dar continuidade aos estudos.

 

O LOCAL

No próprio canteiro de obra, em uma escola próxima ao canteiro ou em local a combinar com a empresa, com os alunos e com os responsáveis pelo acompanhamento do projeto (são pessoas da equipe do SINEPE/PR-CURITIBA e voluntários orientados por esta equipe).

 

OS PROCEDIMENTOS

Após o contato entre equipe SINEPE/PR e empresa:

  • é feita uma pesquisa para identificar as escolas que estão próximas ao canteiro, ou seja, as alternativas de locais para o desenvolvimento das aulas.
  • é feito um diagnóstico com os futuros alunos para identificar seu perfil - o nível de aprendizado em que cada um se encontra: se já estudou em escola e em qual série parou, se sabe ler e escrever mas, nunca frequentou a escola ou não sabe ler e escrever.
    Este diagnóstico é feito para que ocorra a utilização adequada de material e metodologia, pelos alfabetizadores do Projeto.
  • é elaborado o Termo de Adesão onde cada uma das partes envolvidas no processo define suas responsabilidades. Todo o trabalho do Projeto é desenvolvido por voluntários - a base legal está na Lei Federal n.º 9.608/98 que sugere este Termo de Adesão onde todas as partes envolvidas ficam certas de que com esta ação não se cria qualquer tipo de vínculo, seja empregatício, jurídico, previdenciário ou benefício: pessoal, financeiro e outros.
  • é dado acompanhamento pedagógico durante todo o período das aulas: isto é definido com a empresa pois, pode ser em dois ou três dias da semana com a duração máxima de 2 horas.
 

A DURAÇÃO

Depende das condições de aprendizagem dos alunos e da sua turma. Pelas experiências já desenvolvidas as turmas de alfabertização de jovens e adultos podem ir de 6 a 10 meses.

 

OS CUSTOS

Como o Projeto é desenvolvido por um grupo de parceiros e colaboradores, o aluno não paga pela inscrição ou material. A empresa terá gastos se decidir oferecer um lanche antes da aula, disponibilizar vale transporte (caso o local da aula não esteja no canteiro ou nas proximidades) , reproduzir material de apoio didático e ainda, se optar por entregar materiais escolares como lápis de cor, pasta e canetas coloridas.

 

OS PARCEIROS

O SINEPE/PR, para o desenvolvimento do Projeto "Canteiro da Educação", tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Quando necessário, realizamos reuniões para orientação aos voluntários, fazemos visitas aos canteiros e periodicamente oferecemos cursos de capacitação para alfabetização de jovens e adultos.

 

INFORMAÇÕES

A empresa ou escola interessada, pode solicitar a visita de uma equipe do SINEPE/PR, (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) ou, ir até o SINEPE/PR, na Rua Guararapes, n.º 2028, Vila Izabel , após agendamento com Elizete, pelo telefone (41) 3078-6933.

voltar